Cavalcanti, Anete SoaresNascimento, Vandressa Arruda do2025-12-052023-09-19NASCIMENTO, Vandressa Arruda do. Olha Pro Céu, Meu Amor: uma sequência didática no ensino da trigonometria para estudantes de zonas costeiras. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8052Ao longo do nosso dia a dia, somos cercados por padrões que se repetem periodicamente. Tais comportamentos nos auxiliam em diversos contextos e até possibilitam fazer algumas previsões de fenômenos físicos como as fases da lua e tábuas de marés. O uso das funções periódicas por meio da modelagem matemática permite a compreensão dessas diversas situações-problemas presentes no cotidiano, em particular, nas vivências dos moradores de zonas costeiras. O presente estudo teve como objetivo a proposta de uma sequência didática para o ensino da Matemática associada à realidade vivida pelos estudantes ribeirinhos. Neste trabalho também se encontram os resultados obtidos durante a aplicação dessa proposta. O intuito foi contribuir para promover a consciência cidadã a partir do debate sobre a Educação Matemática e sua contribuição para a formação socioeducacional de estudantes do litoral.63 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/MatemáticaEstudo e ensinoModelagem (Matemática)Sequência didáticaTrigonometriaOlha Pro Céu, Meu Amor: uma sequência didática no ensino da trigonometria para estudantes de zonas costeirasbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International