Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de MeloOliveira, Carlos Fernando Ferreira de2025-11-032025-03-27OLIVEIRA, Carlos Fernando Ferreira de. Avaliação da aprendizagem em linguagens e suas tecnologias: análise do manual do professor de inglês do 6º ano na obra formando cidadãos. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7909O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar o Manual do Professor da obra Formando Cidadãos da Editora Construir (edição 2024-2025-2026) de Língua Inglesa para o 6° ano, analisando suas práticas de avaliação à luz das diretrizes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental. Desta forma, discutiremos seus fundamentos teóricos, observando e analisando se a obra didática selecionada está alinhada com as diretrizes vigentes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi uma análise da estrutura, da qualidade, da didática, da abordagem pedagógica e se está adequada à BNCC. Essa pesquisa foi fundamentada nas ideias de CURY (2008); Bordoni (2000); Bloom (1993), LIBÂNEO, (1994), JORBA, J SANMARTÍ (2003) e outros. A avaliação está relacionada a vários elementos do contexto escolar, como currículo, planejamento, professores e alunos. É resultado de uma ação contínua que ocorre através do desenvolvimento do próprio aluno, contando com a participação do professor como mediador e regularizador do seu papel para o avanço progressivo dos objetivos do aluno. Esse método é chamado de “ação avaliativa, como a mediação” feito pelo professor no processo educativo.31 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/Avaliação do potencial de aprendizagemLíngua inglesa - Crítica e interpretaçãoBase Nacional Comum CurricularFormação de professoresAvaliação da aprendizagem em linguagens e suas tecnologias: análise do manual do professor de inglês do 6º ano na obra formando cidadãosbachelorThesisAttribution-NoDerivatives 4.0 International