Ferreira, Hugo MonteiroSilva, Ullair Maria da2020-01-272020-01-272019-11-26SILVA, Ullair Maria da. A prática pedagógica docente e a educação inclusiva: as diferenças e a interação entre pares. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1827Prática Pedagógica Docente, interação entre pares e inclusão são temas que vêm sendo evidenciados a cada dia. É no ambiente escolar, que o(a) estudante passa uma boa parte do seu dia. Na sala de aula, o(a) docente passa por diversas experiências, muitas situações são resolvidas e devem ser bem resolvidas no momento que acontecem. O papel docente é importante para a aprendizagem, desenvolvimento dos(as) estudantes, interação e inclusão. A interação do(a) estudante dentro e fora de sala de aula influência em seu desenvolvimento cognitivo e emocional, assim se faz pertinente estudar essa temática. Quanto à inclusão, vivemos em um mundo cercado de “diferenças” e é na escola que começamos conhecer e conviver com culturas, identidades, religiões diferentes da nossa. Por isso, chegamos ao estudo acerca dessa temática, cujo objetivo geral é analisar a prática pedagógica docente e suas influências nos processos de inclusão entre pares em sala de aula. Para alcançar esse objetivo geral, tomamos como respaldo, teóricos que descrevem sobre prática pedagógica docente, inclusão e interação entre pares. Destacamos Martins(2012) por retratar questões acerca da Educação Inclusiva, trazemos Mantoan(2003) que também discorre sobre Educação inclusiva e suas implicações, utilizamos Morales(2001) para contribuir acerca do papel docente, e outros(as) autores(as) que são importantes para o nosso trabalho. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma de 4º Ano de uma Escola Municipal da Cidade do Recife, tendo como sujeitos interlocutores, a docente e os(as) estudantes, em destaque um estudante que é diagnosticado com autismo e uma estudante que é excluída pelos(as) amigos(as). Utilizamos como base, a abordagem qualitativa e tomamos como técnicas de coleta de dados: observação participante, entrevista semiestruturada e roda de discussão. A partir das técnicas utilizadas e da fundamentação teórica, pudemos observar a prática pedagógica docente em prol à inclusão e à interação dos(as) estudantes.55 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BREducação inclusivaPrática de ensinoAmbiente de sala de aulaA prática pedagógica docente e a educação inclusiva: as diferenças e a interação entre paresbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000ktjz