Azevedo, Natanael Duarte deFerreira, Williane Tainara de Andrade2025-11-242024-12-17FERREIRA, Williane Tainara de Andrade. Literatura e cinema em sala de aula: um estudo de “O pequeno príncipe”. 2025. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8009O presente artigo se baseia na indagação e investigação sobre a literatura comparada ao cinema em sala de aula, com estudo na obra O pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry (1943). Essa comparação possui o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, estimular o interesse dos discentes pela leitura e promover discussões sobre temas universais presentes na obra. Embora sejam linguagens distintas, a literatura e o cinema podem ser associados na sala de aula, como, por exemplo, no incentivo à criatividade. Autores como Antônio Cândido (1988), Maria Marli Veloso (2018), Hutcheon (2006), entre outros, são essenciais para o embasamento teórico do artigo em discussão. A pesquisa em questão busca trazer para os alunos uma melhor compreensão sobre temas complexos, aumento de interesse pela leitura, discussões significativas em sala de aula, além de mais apreço pelo cinema. Assim, ao estudar a linguagem literária e a cinematográfica, é possível explorar as características culturais, históricas e sociais no âmbito escolar, oferecendo visões distintas e suas particularidades. Trazer a relação dessas duas áreas de conhecimento por meio do livro e o filme de O Pequeno Príncipe, ressalta alguns dos papéis que a literatura traz para sociedade, tais como, o viés social e político.16 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/Cinema e literaturaO pequeno príncipe - Crítica e interpretaçãoRepresentação cinematográficaLiteratura e cinema em sala de aula: um estudo de “O pequeno príncipe”bachelorThesisAttribution 4.0 International