Luna, Ewerton Ávila dos AnjosBarreto, Iwara Elisa Dias2023-03-212023-03-212020-10-22BARRETO, Iwara Elisa Dias. Oralidade e letramento digital no Ensino Médio: uma análise da Base Nacional Comum Curricular. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4189Essa pesquisa tem o objetivo primordial de analisar como a Base Nacional Comum Curricular (doravante, BNCC) aborda o eixo da oralidade e sua relação com o letramento digital no Ensino Médio. Buscamos, portanto, refletir sobre como o currículo escolar da Educação Básica encaminha as práticas pedagógicas dos professores de língua e, principalmente, como todos esses aspectos podem ser relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem do eixo da oralidade. As novas tecnologias, concomitantemente, favorecem o ensino da oralidade, diversificando seus gêneros textuais e proporcionando novas experiências educacionais. Para subsidiar a pesquisa, utilizaram-se autores como Melo & Cavalcante (2007), Schneuwly & Dolz (2004), Soares (2000), Lévy (1999), entre outros. A metodologia é de caráter bibliográfico e documental, pois aliamos a análise dos dados às concepções teóricas trazidas pelos autores. Os dados analisados mostraram que a BNCC destina um amplo espaço para os gêneros textuais orais, além de uma vasta reflexão sobre o uso das novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa.25 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLinguagem oralLetramento digitalBase Nacional Comum CurricularTecnologia e educaçãoOralidade e letramento digital no Ensino Médio: uma análise da Base Nacional Comum CurricularbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jgjj