Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de LemosMelo, Izabela Elias Correia de2019-02-082019-02-082018-08-30MELO, Izabela Elias Correia de Melo. A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/729Este trabalho propõe apresentar a discussão a respeito da inclusão de estudantes surdos em uma turma de 2° ano do ensino fundamental, teve como objetivo geral: analisar como se configura o processo de inclusão de estudantes surdos no ensino fundamental, e como específicos buscamos identificar as práticas inclusivas no processo de interação destes estudantes surdos com os colegas da sala, analisar a concepção da professora quanto às dificuldades em desenvolver práticas inclusivas voltadas para esse público específico e identificar as dificuldades de comunicação dos estudantes surdos com os demais. Configura-se como pesquisa de campo com abordagem qualitativa, uma vez que teve a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, realizada em uma sala de 2° ano do ensino fundamental, composta por 20 alunos, destes, 3 (três) eram surdos, em uma escola do município de Garanhuns-PE. A partir da análise dos dados coletados, foi possível compreender que mesmo os estudantes surdos estando inseridos na sala de aula fundamental, não garante de fato a inclusão, pois o contexto no qual se encontram não oferta condições necessárias para seus desenvolvimentos, seja intelectual ou social.46 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USEstudante surdoEducação inclusivaA inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamentalbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000jfxs