Correia Neto, Jorge da SilvaLemos, Neuma Maria do Rego2025-07-272024-07-11LEMOS, Neuma Maria do Rego. Financiamento público da educação : o caso do Investe Escola em Pernambuco. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7446Garantir o financiamento público no ensino básico é fundamental para aumentar as chances de desenvolvimento pessoal da população brasileira e para o próprio progresso econômico. Como a Constituição de 1988 distribuiu a responsabilidade de financiamento e de execução entre o nível federal, estadual e municipal, o presente estudo buscou analisar a ação do governo do Estado de Pernambuco, no que tange à suplementação de verbas para as escolas, por meio do Programa Investe Escola (PIEPE), visando responder a seguinte pergunta de pesquisa: qual a percepção da mídia pernambucana, oficial e privada, acerca do PIEPE? Em termos metodológicos, foi utilizada uma abordagem indutiva, através de estudo exploratório, análise qualitativa, de estudo de caso com coleta de dados secundários. Foi possível detectar que a mídia, oficial e privada, aprovou o Programa e não fez críticas. Como conclusões podese afirmar que o Programa foi bem-visto. Também foram apontadas possibilidades de estudos futuros.11 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Financiamento da educaçãoPrograma Investe Escola PernambucoFinanciamento público da educação : o caso do Investe Escola em PernambucobachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000np0s