Silva, Luciana Isabela Borges dos SantosSilva, Eduardo Pereira da2025-05-192022-10-06SILVA, Eduardo Pereira da. Contribuições do endomarketing em uma distribuidora de bebidas. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7069O endomarketing é considerado uma tática de desenvolvimento organizacional capaz de cativar e até mesmo fidelizar o colaborador. Assim, se faz necessário investigar se essa ferramenta pode impulsionar a satisfação do cliente interno. O presente trabalho teve como objetivo verificar se a implantação do endomarketing pode impulsionar a satisfação do funcionário em uma distribuidora de bebidas. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, com abordagem quantitativa, realizada através de um questionário disponibilizado pelo Google Forms. Após a coleta dos resultados obtidos, foi possível perceber que a empresa implementa ações correspondentes ao endomarketing e que as mesmas possuem resultados satisfatórios. Além disso, foi constatado que a empresa investe em comunicação interna, e que o nível de satisfação foi elevado dentre os respondentes. Assim, o endomarketing se mostrou uma ferramenta capaz de impulsionar o nível de satisfação do cliente interno24 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Satisfação no trabalhoMarketingContribuições do endomarketing em uma distribuidora de bebidasbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000nnt3