Firme, Ruth do NascimentoHolanda Junior, Fernando Antônio Guimarães de2023-12-272023-12-272023-04-04HOLANDA JUNIOR, Fernando Antônio Guimarães de. Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na temática "Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais": uma análise das compreensões de estudantes. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5255Neste trabalho analisamos as compreensões dos estudantes sobre relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e suas implicações sociais (relações CTS) e sobre conceitos científicos relativos ao estudo dos gases e ao funcionamento da máquina a vapor. Nessa perspectiva, planejamos e implementamos uma intervenção pedagógica com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), a partir da temática “Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais”, para o estudo dos gases enfatizando as relações entre as variáveis pressão, volume e temperatura. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo intervenção pedagógica, contamos com a participação em média de 37 estudantes da 1ª série do ensino médio, com faixa etária em torno dos 15 anos, de uma escola de referência em ensino médio da rede estadual de Pernambuco localizada na cidade do Recife, e conduzimos quatro etapas metodológicas, a saber: planejamento da intervenção pedagógica; implementação da intervenção pedagógica; coleta de dados; e análise dos dados. Para a análise dos dados consideramos como categorias a priori: compreensões dos estudantes acerca das relações entre revolução industrial, máquina a vapor e a sociedade; compreensões dos estudantes acerca das relações CTS no contexto da temática “Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais”; e compreensões dos estudantes acerca conceitos químicos relativos ao estudo dos gases com ênfase nas relações entre as variáveis pressão, volume e temperatura e ao funcionamento da máquina a vapor. A partir dos achados dessa pesquisa podemos dizer que os estudantes expressaram compreensões que consideraram tanto consequências negativas como consequências positivas da revolução industrial para sociedade. Quanto às relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e suas implicações sociais, os estudantes, em conjunto, apresentaram três formas de entendimento: as inovações científicas e tecnológicas sempre repercutem no bem estar social; tais inovações não repercutem no bem estar social, e inovações científicas e tecnológicas trazem benefícios e prejuízos ao bem estar social. Entretanto, poucos compreenderam, do ponto de vista científico, as relações entre as variáveis pressão, volume e temperatura e o funcionamento da máquina a vapor a partir dessas relações.67 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de químicaGasesCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Revolução industrialMáquinas a vaporAbordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na temática "Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais": uma análise das compreensões de estudantesbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jfgq