Luna, Ewerton Ávila dos AnjosAlves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva2023-04-032023-04-032021-02-26ALVES, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva. Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino aprendizagem. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4314O livro didático é um material extremamente presente nas escolas brasileiras, mas o seu uso requer estratégias criativas do docente para driblar os obstáculos que venham a surgir. Considerando isso, este estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental diante da utilização do livro didático de Língua Portuguesa em uma escola da rede municipal do Recife/PE. Alguns dos passos galgados foram identificar como é o processo de escolha do livro didático pela professora observada, bem como detectar as estratégias de uso desse livro durante a aula e os seus resultados no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para tanto, neste estudo de caso foi utilizado como método para coleta de dados a entrevista semiestruturada, seguida pelo estudo dos dados guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2016) e o levantamento teórico acerca do tema (SUASSUNA, 2000; OLIVEIRA, 2014). A partir dessa investigação pode-se perceber a importância desse material didático para a prática docente, mas que seu uso não deve inibir sua autonomia em sala de aula. Por fim, através de todo o estudo realizado foi possível confirmar a importância da presença do livro didático para as práticas de ensino, mas que também há relevância na autonomia docente tanto durante a escolha do material, quanto no decorrer do seu uso.46 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRLíngua portuguesaLivros didáticosMaterial didáticoPrática docenteLivro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagembachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jfb7