Costa, Marcos André NunesMoraes, Thiago Brasil Alves de2025-09-252023-09-11MORAES, Thiago Brasil Alves de. As relações estabelecidas em aulas de educação física escolar a partir da vivência de jogos cooperativos. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7780Este trabalho de conclusão de curso aborda a temática dos jogos cooperativos como uma abordagem pedagógica na educação física escolar, com o objetivo de investigar se o comportamento cooperativo pode reduzir a competitividade exagerada presente nas aulas. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica que abrangeu estudos, artigos, teses e dissertações produzidos desde 2012 até 2023. A análise dos materiais de referência revelou a importância dos jogos cooperativos como uma ferramenta para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos, estimulando a cooperação, a comunicação e a empatia. Além disso, os jogos cooperativos foram apontados como uma alternativa para a construção de uma cultura de paz na escola, contribuindo para a redução do bullying e para a criação de um ambiente mais inclusivo e solidário. No entanto, a implementação efetiva dos jogos cooperativos na escola enfrenta desafios, como a resistência ao novo e a adequação do sistema tradicional de avaliação. Diante disso, a formação contínua dos educadores e o planejamento pedagógico adequado são fundamentais para a utilização bem-sucedida dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física. Ao final, este estudo ressalta a relevância dos jogos cooperativos como uma abordagem pedagógica capaz de promover valores positivos, desenvolver habilidades sociais saudáveis e contribuir para uma educação mais inclusiva e humanizada.33 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Educação física escolarJogos em gruposCooperaçãoAs relações estabelecidas em aulas de educação física escolar a partir da vivência de jogos cooperativosbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000nnpm