Silva, Noádia Iris daCarvalho, Natália Tadeu de Araújo2025-11-032023-04-29CARVALHO, Natália Tadeu de Araújo. O que pensam os professores sobre a BNCC e a reforma do ensino médio: entrevistas a docentes do sertão de Pernambuco. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2023.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7895Este trabalho visa analisar as considerações de professores da Educação Básica sobre a homologação da Base Nacional Comum Curricular e a reforma do Ensino Médio. Para tanto, entrevistamos dez professores de línguas (português, inglês e espanhol) de escolas públicas e privadas de quatro cidades Pernambucanas próximas da UAST-UFRPE: Serra Talhada, São José do Belmonte, Floresta e Carnaubeira da Penha. Os objetivos de pesquisa que pretendemos responder dizem respeito a: 1) investigar o conhecimento que os docentes têm sobre a BNCC; 2) conhecer as expectativas dos professores em relação à influência desse documento na escola; 3) reconhecer as opiniões dos profissionais sobre a reforma do ensino médio. Teoricamente, nos fundamentamos em autores de duas grandes áreas: estudiosos da educação que trabalham com conceitos de currículo e de qualidade na educação (FERRETI, 2018; BRUNIERI, 2022; MITTITIER e LOURENÇON, 2017) além desses, consultamos estudiosos do ensino de língua que tratam sobre as línguas materna e estrangeira na Base, (GERALDI, 2015; SÁVIO, 2023; LOPES e GREGOLIN, 2021). Nossos resultados apontam que os professores aderem à criação de uma Base Nacional Comum Curricular porque entendem que isso representa um avanço na construção de um sistema igualitário de ensino no país. Entretanto, quando se trata da reforma do novo ensino médio, percebemos que os professores possuem mais dúvidas e inseguranças que convicções.59 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/Base Nacional Comum CurricularReforma do ensinoEnsino médioPercepçãoProfessoresO que pensam os professores sobre a BNCC e a reforma do ensino médio: entrevistas a docentes do sertão de PernambucobachelorThesisAttribution-ShareAlike 4.0 International