Silva, Fabiano Barbosa Mendes daLima Filho, Robson Marinho de2022-09-052022-09-052022-05-31LIMA FILHO, Robson Marinho de. A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3188Tendo em vista a necessidade de mudanças na aprendizagem dos alunos dentro da sala de aula, buscando utilizar metodologias que diferem das metodologias tradicionais e acompanhando a realidade da sociedade, pesquisa-se a utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental, a fim de investigar se uma sequência didática que se utiliza da gamificação como sua estratégia metodológica promove aprendizagem aos alunos. Para tanto, é necessário observar se houve uma motivação dos alunos acerca da aprendizagem e se as habilidades objetificadas na aprendizagem foram alcançadas quando caracterizadas na gamificação. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa exploratória. Diante disso, verifica-se que houve uma aprendizagem do conteúdo trabalhado, como também uma aquisição motivadora para os alunos, o que impõe a constatação de que há um conhecimento através do uso da gamificação organizado por sequência didática.43 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRMatemáticaEnsino fundamentalJogos no ensino de matemáticaA utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino FundamentalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jd12