Cavalcanti, Jacqueline Santos SilvaSantos, Rebeca Caroline dos2024-03-052024-03-052023-03-30SANTOS, Rebeca Caroline dos. Análise das questões de biologia do ENEM (1998 - 2022) e as implicações do seu protagonismo no ensino de ciências biológicas. 2023. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5661Desde o início da História da educação brasileira é evidente o desafio de se estabelecer políticas públicas educacionais que concretizem de maneira eficaz um método avaliativo. Tendo isso em vista, surgiu o ENEM com o propósito de avaliar e apontar possíveis soluções para as várias deficiências observadas na formação escolar básica. Dada a importância conferida a este processo avaliativo, este trabalho tem por objetivo analisar as questões de biologia presentes no exame de 1998 a 2022, considerando os reflexos apresentados no ensino de ciências decorrente do protagonismo do ENEM. Para isto, foi necessário compartimentalizar e categorizar 439 questões em suas respectivas temáticas e subtemáticas do contexto biológico, cabendo também observar a presença ou ausência da contextualização, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, sendo estes, princípios norteadores do ENEM. Posto isto, obteve-se que a temática de maior frequência no decorrer do ENEM foi ecologia (30,80%) com a subtemática de mais abordada foi “relações desarmônicas e impacto do homem" (22,78%). Em contrapartida, a temática de menor frequência foi botânica (2,44%), com a subtemática “angiosperma” com maior evidência. Resultados da contextualização refletem uma condição inversamente proporcional com os elementos visuais, ou seja, quanto mais informações visuais, menor foi a contextualização. A interdisciplinaridade apresentou em média 21,31%, já a multidisciplinaridade corresponde a 17,42%. Baseado em resultados qualitativos obteve-se que o exame sofreu constantes modificações estruturais influenciada pelo contexto social, econômico e político. No quesito educação, torna-se um grande direcionador curricular no ensino de ciência, mesmo que esteja ultrapassado quando comparado à BNCC. Ainda, quando observado acerca da categoria avaliativa, constatou-se um viés neotradicionalista, contrapondo o Ministério da Educação, ao afirmar ser uma prova construtivista.83 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt-brBase Nacional Comum CurricularEnsino médioAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoAvaliação baseada no currículoAnálise das questões de biologia do ENEM (1998 - 2022) e as implicações do seu protagonismo no ensino de ciências biológicasbachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacionalhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000jcrh