Falcão, Carolina CavalcantiNascimento, Marielle Eden Palmeira do2024-01-192024-01-192023-09-22NASCIMENTO, Marielle Eden Palmeira do. Cancelamento na cultura do consumo: uma revisão bibliográfica. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5458O cancelamento na cultura do consumo trata-se de uma forma individualista de apontar erros e não de provocar mudanças nas estruturas sociais decorrente da interação entre os usuários de redes sociais digitais. O objetivo central do trabalho é compreender como o fenômeno do cancelamento atravessa as práticas consumeristas para as práticas de discurso de ódio. Propõe-se, assim, apresentar uma pesquisa bibliográfica, baseada na revisão narrativa, que permite que o autor se envolva em análises e interpretações críticas mais amplas na construção do conhecimento, além de uma breve análise das reações das pessoas diante do clipe da música “campo de morango” da cantora pop Luísa Sonza, como forma de ilustrar o atravessamento das práticas. Sob essa ótica, o cancelamento na cultura do consumo é um movimento de enfrentamento e violência, atravessado por aspectos do discurso de ódio que via de regra atinge mulheres e quaisquer outras minorias online. Além de ser capaz também de gerar ainda mais atenção sobre o conteúdo que está sendo compartilhado, de forma que, mesmo diante dos haters, artistas, marcas e produtos seguem se tornando lembrados, ocupando o trending da discussão.39 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRComportamento humanoDiscurso de ódio na InternetRedes sociais on-lineCancelamento na cultura do consumo: uma revisão bibliográficabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jc9f