Salvador, Maria Aparecida TenórioSantana, Aline Fernanda de2020-01-312020-01-312019-12-11SANTANA, Aline Fernanda de. O exercício docente e a saúde do (a) professor (a). 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1883A presente monografia tem por objetivo geral contribuir com a análise e reflexão referentes ao exercício docente e possíveis problemas de saúde que as condições e o contexto social no qual a profissão docente está inserida podem causar aos (as) professores (as). E, ainda problematizar sobre os impactos dos problemas de saúde do/a docente, decorrentes das condições do exercício dessa profissão, sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e em qual intensidade. Para responder ao problema de pesquisa e aos objetivos propostos para a investigação foi desenvolvido um processo metodológico que incluiu entrevistas e observação da prática pedagógica escolar. E como metodologia de análise para tratamento dos dados obtidos com a pesquisa foi utilizada a Análise de Discurso. Através da análise dos dados coletados, constatou-se uma realidade adversa onde se configura um cenário de descaso com a saúde do docente que acompanha um contexto histórico de desvalorização social e profissional da docência.64 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRProfessores - Aspectos da SaúdeProfessores - Condições sociaisProfessores - Satisfação do trabalhoO exercício docente e a saúde do (a) professor (a)bachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jc8t