Maia Filho, Luiz Flávio ArreguyKohl, Kimberly Gerda Nunes2025-07-172025-03-31KOHL, Kimberly Gerda Nunes. A influência das diferenças de gênero na escolha de consumo: um estudo baseado em vieses comportamentais. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7392Este estudo analisa a influência das diferenças de gênero nas escolhas de consumo sob a perspectiva dos vieses comportamentais. A teoria econômica neoclássica tradicional sugere decisões racionais, contudo pesquisas mais recentes, principalmente a partir dos estudos de Kahneman e Tversky (1979), indicam que decisões são frequentemente influenciadas por heurísticas e vieses cognitivos, questionando assim a premissa da racionalidade ilimitada. Este trabalho buscou investigar como os vieses comportamentais - excesso de confiança, aversão à perda, efeito enquadramento, contabilidade mental – podem a princípio estar relacionados às diferenças nas decisões de consumo entre homens e mulheres. A pesquisa é composta por uma revisão bibliográfica aprofundada e uma análise empírica utilizando dados reais de clientes de consultoria financeira, com o objetivo de ilustrar eventuais padrões distintos de consumo ligados ao gênero. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os gêneros, com mulheres demonstrando maior aversão à perda e comportamento conservador e homens apresentaram maior excesso de confiança, destinando mais recursos a financiamentos e consórcios, sugerindo maior propensão ao risco. Além disso, mulheres apresentaram maior segmentação das despesas, evidenciando o viés da contabilidade mental. Esses achados reforçam a importância de estratégias financeiras diferenciadas para homens e mulheres.34 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/Economia comportamentalHeurísticaGêneroTomada de decisãoConsumo (Economia)Comportamento do consumidorA influência das diferenças de gênero na escolha de consumo: um estudo baseado em vieses comportamentaisbachelorThesisAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International