Pinto, Janille da CostaPinheiro, Josenice Santos Souza2022-11-182022-11-182021-08-13PINHEIRO, Josenice Santos Souza. A cultura indígena Tupinambá de Olivença no currículo do componente Arte do Ensino Fundamental I da rede municipal de Ilhéus-BA. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Ilhéus, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3516Esta pesquisa tem como objetivo de analisar a presença das artes dos povos indígenas nas escolas municipais da cidade de Ilhéus, pois entendemos que por meio do ensino de Arte podemos preservar a memória e manter acessa a cultura dos povos Tupinambás de Olivença/ BA. Com isso, temos como objetivos específicos refletir sobre a necessidade da valorização da arte, cultura e história dos povos indígenas no currículo escolar do ensino fundamental I ilheense. Identificando nos documentos norteadores da educação ilheense a inclusão da temática indígena, bem como apresentar como podemos trabalhar a lei 11.645 (2008) no ensino de Arte no ensino fundamental I. Para tanto o referencial teórico contempla discussões acerca do currículo do componente Arte nas escolas públicas ilheense, tendo como aporte teórico autores como: AGUIAR (2000); BARBOSA (1995, 2010: 10); DUARTE JR (2000), CHAUÍ (2014), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados estão pautados na pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados obtidos indicam que o Município de Ilhéus possui um aporte legislativo, normativo e regulador que orientam as unidades escolares a trabalhar a cultura indígena Tupinambá de Olivença no currículo do componente Arte do ensino fundamental I. Com base nos resultados e discussões apresentadas, consideramos satisfatória as orientações e propostas pedagógicas que a Educação Ilheense adota para divulgar, valorizar e preservar a arte, cultura e história dos povos indígenas que foram os primeiros habitantes dessa localidade e contribuíram para seu desenvolvimento.31 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptArte indígenaEducação artística (Ensino fundamental)CurrículosIndígenas na arteA cultura indígena Tupinambá de Olivença no currículo do componente Arte do Ensino Fundamental I da rede municipal de Ilhéus-BAbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000j9tk