Simões, Thiago AraujoRamos, Emanuel Beril Sousa2023-08-242023-08-242023-05-04RAMOS, Emanuel Beril Sousa. Análise vibracional da variação do fator de amortecimento na suspensão traseira de veículos de duas rodas: uma modelagem matemática. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4930Amortecedores são um dos principais componentes da suspensão de um veículo, importantes tanto para o conforto quanto para a segurança proporcionada pelo veículo aos ocupantes. O projeto correto de um amortecedor envolve o estudo da dinâmica veicular através das vibrações mecânicas, elementos de máquina e mecânica dos fluidos, levando em consideração os parâmetros que podem variar entre veículos para estrada e off-road. Assim, esse estudo propõe um modelo matemático de Scripts para análise de um sistema mecânico simplificado com 1 grau de liberdade, onde é possível realizar a variação de parâmetros de vibrações, além da simulação de falhas e a identificação de suas consequências ao veículo e piloto. O modelo desenvolvido foi aplicado com os dados de uma motocicleta genérica de 150cc e apoio da literatura, com suas análises, além da discussão e entendimento de situações reais, foi possível determinar qual parâmetro deve ser modificado em um projeto de amortecimento para atingir objetivos específicos. Após o estudo, foi possível definir que a melhor forma de controlar a faixa de amortecimento é através do dimensionamento do componente hidráulico, sendo a rigidez da mola, portanto, um componente de controle da frequência de oscilação com um ajuste de pré-carga que serve como dispositivo secundário de variação em menor escala a faixa de amortecimento. Por fim, foi possível confirmar a hipótese de que a diminuição do coeficiente de amortecimento leva a uma maior quantidade de oscilações, além de impactar em um tempo de resposta maior do sistema para atingir o equilíbrio.13 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessopenAccessVibraçõesFator de amortecimentoSuspensãoAnálise vibracional da variação do fator de amortecimento na suspensão traseira de veículos de duas rodas: uma modelagem matemáticabachelorThesisatribution - non commercial - no derivs 4.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000j8t0