Lima, Hérica Karina Cavalcanti deSilva, Thayrine Nascimento da2023-03-232023-03-232021-07-14SILVA, Thayrine Nascimento da. Práticas sociais de leitura em ambientes virtuais: o que diz a BNCC e o que propõem os livros didáticos de Português? 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4206As tecnologias digitais emergentes na contemporaneidade suscitam estudos sobre a necessidade de reconfigurações no processo de ensino e aprendizagem para que os estudantes possam realizar a leitura dos novos textos que, conforme Marcuschi e Xavier (2005), não são totalmente novos, mas trazem os desafios dos ambientes digitais. Além desses, o presente artigo baseia se nos estudos de Soares (2002), Xavier (2005), Street (2014), Ribeiro (2009) e Rojo (2012). Considerando que a escola possui a responsabilidade de oferecer aos discentes condições de exercerem seus papéis na sociedade, realizou-se este estudo com o objetivo de reconhecer se as atividades de leitura propostas em livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD 2020 favorecem as práticas sociais de leitura em ambientes virtuais. Para tanto, foi analisada a BNCC e dois exemplares de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020 no intuito de constatar se os novos fenômenos de leitura e os espaços virtuais de circulação dos textos multissemióticos estão sendo contemplados. Ao final das análises, foi possível constatar que as obras apresentam aos estudantes diversas leituras que trabalham com o contexto digital, como orienta a BNCC. Contudo, foi possível perceber também que o trabalho com as imagens e outros recursos multissemióticos não foi feito de forma satisfatória, com poucas leituras que contemplavam esse recurso. Esta pesquisa visa contribuir para os estudos desenvolvidos nos campos do letramento digital, a fim de ampliar os conhecimentos a respeito das novas necessidades de ensino para uma formação mais completa dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento eficaz de sua cidadania.27 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLeituraLivros didáticosLetramento digitalAmbiente virtualBase Nacional Comum CurricularPráticas sociais de leitura em ambientes virtuais: o que diz a BNCC e o que propõem os livros didáticos de Português?bachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000j8rr