Benzaquen, Júlia FigueredoAraújo, Antônio Henrique da Silva2023-02-132023-02-132021-06-21ARAÚJO, Antônio Henrique da Silva. A peleja da disciplina de Sociologia: a flexibilização da Sociologia enquanto disciplina no currículo de Pernambuco. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3942O presente artigo busca apontar um debate sobre o ensino da Sociologia no Brasil, de acordo com as teorias, métodos e conceitos sociológicos. É necessária a produção bibliográfica para fomentar o debate e subsidiar pesquisadores e docentes do ensino da Sociologia no que tange o processo de implantação dessa normativa. Para compreender esse processo, é fundamental analisar a Lei 11.684, de 02 de junho de 2008, altera o art. 36 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece e torna obrigatória a inclusão das disciplinas de Filosofia e a Sociologia nos currículos do ensino médio, a Lei 13.415, promulgada em 13 de fevereiro de 2017, que consolida a proposta da MP 746 de 2016, mais conhecida como a MP da reforma do ensino médio. Em 14 de dezembro de 2018, foi homologada pelo Ministério da Educação a Base Nacional Comum Curricular – (BNCC) do Ensino Médio. Esse documento de caráter normativo definiu o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas com base nos conhecimentos, competências e habilidades. No âmbito da organização curricular, a BNCC aponta como sendo fundamental a flexibilidade e o caráter obrigatório desse princípio.21 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRSociologiaEnsino médioBase Nacional Comum CurricularA peleja da disciplina de Sociologia: a flexibilização da Sociologia enquanto disciplina no currículo de PernambucobachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000j89p