Amorim, Maria do Rosário de Fátima BrandãoNascimento, Maria do Socorro do2019-04-022019-04-022019-01-14NASCIMENTO, Maria do Socorro do. O ruído no ambiente educacional: como os professores percebem este problema. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/859O ruído é considerado um agente físico preocupante para a Organização Mundial de Saúde, podendo ser classificado como um problema de saúde pública. No ambiente escolar, os impactos e prejuízos são adversos e pesquisas apontam indicadores preocupantes (DREOSSI, 2004; GERGES, 2000; SOUZA, 2005). Indicando que o ruído afeta negativamente a concentração, a memória e o desenvolvimento da aprendizagem dentre outros impactos apesar dos limites de tolerância recomendados. Esta pesquisa se propõe em contribuir para um melhor entendimento quanto a percepção das professoras em relação a presença e os impactos que o ruído pode desencadear. Para isto, foi aplicado um questionário de múltipla escolha e realizada a medição dos Níveis de Pressão Sonora utilizando como parâmetro de comparação, a legislação vigente.74 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USRuído - MediçãoAmbiente escolar - Aspectos da saúdePercepção auditiva - Efeito fisiológicoO ruído no ambiente educacional: como os professores percebem este problemabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000j7cb