Simões Neto, José EuzébioLima, Ariane da Costa2023-12-272023-12-272022-09-20LIMA, Ariane da Costa. Em busca do Césio-137: uma proposta lúdica para o ensino de radioativade. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5271A Química é uma das disciplinas que compõem o programa curricular dos estudantes e desempenha um papel fundamental para que o indivíduo possa compreender os fenômenos existentes no seu cotidiano. No entanto, é uma das disciplinas que apresenta maior dificuldade, devido principalmente à necessidade de abstração, sobretudo no ensino da radioatividade, levando à falta de interesse e desmotivação dos estudantes, por não conseguirem atribuir uma relação entre os conteúdos e sua realidade no mundo. Desse modo, existe a necessidade de agregar, no processo de ensino e aprendizagem, novas metodologias que favoreçam o resgate e interesse do educando em aprender Química. A utilização de jogos tem se mostrado um ótimo recurso pedagógico para minimizar tais dificuldades, uma vez que possibilitam trabalhar qualquer conteúdo de forma prazerosa, baseada no lazer e diversão. Assim, com o objetivo de aproximar a Química dos estudantes, elaboramos e validamos um jogo didático de tabuleiro do tipo Agon/Alea, denominado “Em busca do Césio-137”, que apresenta como contexto o acidente radioativo de Goiânia/GO, para aplicação em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, a fim de imergir o estudante em um cenário rico de informações, com base no famoso acidente local, para que assim pudéssemos avaliar o potencial do jogo no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo radioatividade, a partir da validação seguindo os critérios estruturados por Nowak e Souza. Após aplicação, na validação, percebemos que o jogo se mostrou eficiente, pois os estudantes participaram ativamente de todo processo, demonstrando entusiasmo e atitude cooperativa, além de atender aos critérios de Interação entre jogadores, Dimensão da aprendizagem, Jogabilidade, Limitação de espaço e tempo, Aplicação, Desafio e Criatividade. Ainda, nossos resultados são convergentes com as observações encontradas na literatura, corroborando com a capacidade que os jogos apresentam em melhorar o aproveitamento dos conteúdos. Ademais, o material proposto conseguiu cumprir seu papel, tanto na dimensão lúdica quanto na educativa, promovendo momentos de descontração, interação e aprendizagem efetiva do conteúdo específico.48 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRJogos no ensino de químicaRadioatividadeEm busca do Césio-137: uma proposta lúdica para o ensino de radioativadebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000j6gm