Agra, Uirá Rupert Moreira Cruz e CostaGurjão, Camila Vieira de Sousa2023-06-262023-06-262019-07-27GURJÃO, Camila Vieira de Sousa. Produção de vídeo na sala de aula - o uso da linguagem Cinematográfica na oficina de Cineclube, em uma escola de Campina Grande/PB, como prática pedagógica. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4672O presente trabalho tem por objetivo relatar um estudo de caso do processo de inserção e uso de recursos videográficos, para ensino cinematográfico, na oficina de cineclube na Escola Estadual Dom Luiz Gonzaga Fernandes (Campina Grande/PB) dentro do projeto Novo Mais Educação do Governo Federal. Neste estudo são apresentados os fundamentos teóricos que embasam a inserção do vídeo em sala de aulas, tais como MORAN (1995), FERRÉS (1996), e outros autores que ajudam na implantação da metodologia da prática, assim como os procedimentos metodológicos usados em sala de aula, na relação aluno e professor. Observou-se que a prática de criação de vídeos em sala de aula facilitou o diálogo com os alunos, aproximando o ensino à vivência do alunado.40 f.poropenAccessAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessopenAccessPrática de ensinoCineclubesVideoteipes na educaçãoGravação em vídeoProdução de vídeo na sala de aula - o uso da linguagem Cinematográfica na oficina de Cineclube, em uma escola de Campina Grande/PB, como prática pedagógicabachelorThesis