Silva, Ivanda Maria MartinsSilva, Paulo Fernando José Soares da2025-11-242024-12-01SILVA, Silva, Paulo Fernando José Soares da. O uso de podcasts literários na sala de aula: dialogando com a poesia de Guiné-Bissau para aprimorar letramentos digitais. 2025. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7997Este estudo tem como objetivo analisar a produção poética de Guiné-Bissau em articulação com a criação de podcasts literários com o propósito de aprimorar as práticas de letramentos digitais dos estudantes do ensino fundamental. Baseamonos em autores como Almeida e Peixoto (2023), Cosson (2020), Kleiman (1995) e Soares (2002), pois oferece uma perspectiva crítica sobre letramento e o uso de podcasts no contexto educativo. A pesquisa, de caráter qualitativo e abordagem de pesquisa-ação, buscou integrar teoria e prática pedagógica por meio de uma sequência didática que incluiu a análise de poemas guineenses, a produção de textos poéticos e sua transformação em conteúdo digital. Os alunos, ao explorarem temas como resistência cultural e identidade, utilizaram o podcast como ferramenta criativa e comunicativa, estabelecendo uma conexão entre literatura e tecnologia. Os resultados mostraram aumento no interesse pela literatura africana, desenvolvimento de habilidades críticas e digitais, e valorização das identidades culturais dos alunos, evidenciando a eficácia de metodologias interdisciplinares para promover o protagonismo estudantil e o aprendizado significativo.25 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/Letramento digitalPodcastPoesia africana (Português)Ensino fundamentalO uso de podcasts literários na sala de aula: dialogando com a poesia de Guiné-Bissau para aprimorar letramentos digitaisbachelorThesisAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International