Paiva, Andréa Carla deBatista, Thiago de Almeida Souto2025-08-212025-03-14BATISTA, Thiago de Almeida Souto. Educação física e adolescência:: características e contexto da socialização na escola. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7555A presente pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições da educação física escolar na socialização dos estudantes do ensino médio. Buscamos também compreender as características dos estudantes do ensino médio e identificar como a educação física escolar contribui para a socialização. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, onde foi possível averiguar o que autores discutem sobre o tema da socialização nas aulas de educação física na fase da adolescência. Conseguimos definir que a educação física escolar passou por diversas transformações ao longo da história, moldando os sujeitos às necessidades da sociedade em cada época. Estabelecemos o que é ser adolescente na visão da Psicologia Sócio-Histórica/Psicologia Histórico-cultural para elucidar como as interações sociais influenciam o adolescente e como ele age perante a essa dinâmica. Por último, determinamos como a educação física escolar se relaciona com a socialização dentro dos muros da escola. Se conclui que é importante, para a formação de professores, saber as características dos adolescentes e a forma que eles interagem, é evidente que é a fase do desenvolvimento humano onde ocorre o aumento da interação com o outro, é o fator primordial do desenvolvimento da identidade desses jovens e como eles atuam na sociedade.33 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Educação física escolarEnsino médioAdolescentesSocializaçãoEducação física e adolescência: características e contexto da socialização na escolabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International