Simões Neto, José EuzébioFontes, Felícia Lacerda de Oliveira2023-04-132023-04-132021-07-16FONTES, Felícia Lacerda de Oliveira. “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4356Este trabalho teve como objetivo analisar o jogo “Comprando Ésteres” quanto ao seu potencial para o ensino de funções orgânicas a partir da validação com pares realizada por professores de Química. Tomamos como partida uma proposta inicial de jogo, desenvolvida em uma disciplina do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizamos uma revisão inicial na estrutura e regras do jogo e, em seguida, realizamos aplicação, em formato remoto devido à pandemia da COVID-19, com nove professores de Química, em atividade ou em fase final da formação inicial. A intervenção proposta contou com um questionário de concepções prévias, aplicação do jogo via ferramenta Google Meet e questionário com os participantes após a realização da aplicação. Buscamos a validação do jogo a partir de critérios disponíveis na literatura, a saber: interação entre os jogadores, dimensão da aprendizagem, jogabilidade, aplicação, desafio, limitação espacial e temporal e criatividade. Por fim, realizamos algumas modificações na proposta, para atender aos critérios de validação que não foram contemplados na proposta aplicada. Concluímos que o jogo “Comprando Ésteres” a proposta possui potencial para aprendizagem efetiva sobre os ésteres, inclusive das propriedades e utilização cotidiana dos compostos pertencentes a esta função orgânica. Mediante análise dos dados percebemos que o jogo foi validado em todos os critérios elencados na metodologia e disponíveis na literatura científica sobre jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências.50 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRQuímica - Estudo e ensinoQuímica orgânicaÉsteresJogos no ensino de química“Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicasbachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000j5ds