Costa, Marcos André NunesMaciel, Breno Henrique Moraes2019-09-032019-09-032019-07-22MACIEL, Breno Henrique Moraes. O Jiu-Jitsu brasileiro na educação física escolar: a arte suave como ferramenta pedagógica. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1416O Jiu-jitsu brasileiro é uma luta que pode ter tido seu início a cerca de 5.000 anos e que tem origem incerta, mas que tomou proporção mundial após chegar ao Brasil, através da família Gracie e que pode ser considerado como parte da cultura corporal, que baseia parte das aulas de educação física escolar. O presente trabalho tem o objetivo de identificar na literatura o Jiu-jitsu brasileiro como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física. Para alcançar tal objetivo foi utilizado um estudo de revisão bibliográfica. O aporte teórico utilizado nos mostra que apesar de ter se tornado parte da cultura do país e da confirmação como conteúdo da cultura corporal, a modalidade ainda sofre com preconceito e se depara com argumentos restritivos dos professores de educação física, mas apresenta também argumentos que superam os restritivos e possibilitam o trato de tal modalidade nas aulas do conteúdo lutas. Durante a análise dos textos identificamos que os autores trazem as três dimensões de conteúdo como possibilidade de trato das lutas e a partir delas também a possibilidade da inserção do Jiu-jitsu brasileiro nessas aulas. Conclui-se que o Jiu-jitsu brasileiro é sim uma possível ferramenta pedagógica para as aulas do conteúdo lutas na educação física escolar quando posto através das três dimensões de conteúdos trazidas pelos autores.28 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRJiu-jitsuEducação física para criançasArtes marciais para criançasO Jiu-Jitsu brasileiro na educação física escolar: a arte suave como ferramenta pedagógicabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000j3gv