Cabral, Ana Catarina dos Santos PereiraSilva, Ana Rúbia Arruda da2019-03-282019-03-282018-12-21SILVA, Ana Rúbia Arruda da. Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/857A presente pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora que leciona em uma turma do 5º ano do ensino fundamental I, a fim de compreender como promove a aprendizagem da leitura e da escrita, mais especificamente analisar como a professora organiza a sua prática pedagógica; identificar quais recursos didáticos foram utilizados pela professora e o que ela compreende sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; analisar os conhecimentos construídos pelos alunos, ao longo das atividades propostas pela docente e mapear os conhecimentos dos alunos em relação à leitura e a escrita. Para isso, foi realizado um estudo de caso, cujo campo de investigação é uma escola da Rede Municipal do Recife, localizada no bairro da Tamarineira. Para coleta e análise dos dados foi feito uma entrevista semiestruturada com a professora da turma, uma observação participante e uma sondagem com os aprendizes. Os dados revelaram que todos os estudantes estavam na hipótese alfabética, mas em níveis diferentes de leitura e de escrita. Sobre a prática pedagógica, identificamos que a docente realiza um trabalho sistemático em relação ao ensino da leitura e da escrita, a partir do trabalho com alguns gêneros discursivos, priorizando mais a interpretação de texto e a compreensão leitora. Concluímos, que o ensino da leitura e da escrita deve ser uma prática sistemática do professor, sobretudo com aquelas crianças que demonstram maior dificuldades de aprendizagem, devendo o mesmo planejar previamente as suas aulas, tendo em vista os objetivos a serem alcançados.66 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USPrática de ensinoLeitura (Ensino fundamental) - Ensino e estudoCrianças - Escrita - Estudo e ensinoDidáticaAlfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º anobachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000j1rn