Santos, Larissa Carlos de OliveiraSilva, Cláudio Roberto Barrozo daLima, Márcio Antonio de2023-05-302023-05-302022-06-17SILVA, Cláudio Roberto Barrozo da; LIMA, Márcio Antonio de. Uma proposta de sequência didática sobre o ensino de Planetas do sistema solar usando o jogo de trilha como Ferramenta educacional. 2022. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4591O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática sobre o estudo dos planetas e planetas anões do nosso Sistema Solar. Destacando os conceitos e características de cada astro e explorando os diversos contextos na Educação Básica se fundamentando nos documentos oficiais, como o currículo de Ciências da rede estadual de Pernambuco. A abordagem desses temas será apoiada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, e uso diversos organizadores prévios, como recursos para promover a interação entre os temas abordados. E apresentamos como produto educacional um jogo de tabuleiro, precisamente, um jogo de trilha, e assim explorando as potencialidades que os jogos educativos possibilitam no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O jogo, Pé na Trilha da Astronomia, possibilita o estudo dos temas abordados gerenciando o momento lúdico e pedagógico que ocorre na aplicação de um jogo educativo.103 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRPlanetasSistema solarDidáticaJogos educativosAprendizagemUma proposta de sequência didática sobre o ensino de Planetas do sistema solar usando o jogo de trilha como Ferramenta educacionalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000j1jx