Berto, Jane Cristina BeltraminiSilva, Joseilda Pedro da2024-08-132024-08-132020-10-21SILVA, Joseilda Pedro da. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ambiente escolar: um estudo de caso. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6007Este trabalho tem como objetivos compreender melhor sobre os principais aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. Bem como, identificar as dificuldades de aprendizagem de seus acometidos e, por fim, adicionar fatores e metodologias didáticas que venham auxiliar os educadores para assistir estes alunos de forma inclusiva no ambiente escolar. Para isso, buscamos embasamento teórico em Pereira, Araújo e Mattos (2005), Confortin e Maia (2015), Capellini, Germano e Uvo (2017), Santos & Vasconcelos (2010) entre outros pesquisadores que abordam e refletem questões relacionadas à temática. Como procedimento metodológico, realizamos uma pesquisa de base qualitativa, sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas e documentais. Como coleta de dados, a partir dos lócus da pesquisa que foram uma entrevista com a docente colaboradora (LB) e um estudo de caso com a análise de fotos de sua turma que acolhe alunos com TDAH, atendidos em sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na cidade de Princesa Isabel-PB, as quais ilustraram diferentes dificuldades de aprendizagem, tais como: leitura, escrita, aritmética, coordenação motora, concentração e interação em grupo. Com este material também foram demonstrados alguns métodos didáticos que auxiliam na assistência dessas dificuldades. Assim, concluímos a partir dos dados obtidos com as revisões bibliográficas, documentais e as análises estabelecidas durante este processo de pesquisa, os seguintes resultados: a falta de informações sobre este tema ainda é gigantesca nas escolas e os professores necessitam de formações continuadas para suprir está carência; instituições mais estruturadas fisicamente com sala de AEE com materiais didáticos adequados. Com relação às dificuldades de aprendizagem e interação na fase escolar, percebemos que elas existem, e isso não deve ser um fator determinante para a exclusão destes do convívio escolar, mas é importante que haja escolas adaptadas, profissionais qualificados, planejamento de procedimentos e metodologias diversificadas e políticas inclusivas, objetivando incluir estes discentes.67 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadeCrianças com distúrbios da aprendizagemEducação inclusivaTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade no ambiente escolar: um estudo de casobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000j1h9