Gomes, Maria José de FilgueirasXavier, Bruno Otaviano Costa Medeiros2025-08-192019XAVIER, Bruno Otaviano Costa Medeiros. Relatório das atividades de extensão: compostagem como instrumento de educação ambiental. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7540O projeto de extensão Compostagem como instrumento de Educação Ambiental teve como objetivo promover ações práticas e teóricas voltadas à conscientização ambiental de alunos do ensino médio de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com o Espaço Ciência, o projeto contemplou a capacitação de monitores, realização de oficinas, implantação de hortas e confecção de composteiras domésticas. As atividades incluíram análises de solo, produção e distribuição de material didático, visitas técnicas e acompanhamento de práticas de compostagem e horticultura. O público alcançado incluiu aproximadamente 500 pessoas, sendo 120 alunos participantes de visitas ao Espaço Ciência e 12 envolvidos diretamente nas atividades práticas na Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins. Apesar de atrasos decorrentes de imprevistos estruturais e escolares, o projeto apresentou resultados positivos, despertando o interesse dos alunos para o manejo sustentável de resíduos orgânicos e para a produção de alimentos saudáveis. Constatou-se que a compostagem, aliada à horticultura, é um recurso eficaz para estimular a responsabilidade ambiental e a participação ativa de jovens na preservação ambiental, fortalecendo o vínculo entre comunidade escolar e práticas de sustentabilidade.20 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/Educação ambientalHorticulturaResíduos orgânicosCompostagemSustentabilidadeExtensão universitáriaRelatório das atividades de extensão: compostagem como instrumento de educação ambientalbachelorThesisAttribution 4.0 International