Botelho, Denise MariaSilva, Laryssa Pereira da2023-11-012023-11-012022-10-05SILVA, Laryssa Pereira da. Educação Infantil antirracista: análise da perspectiva docente. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5166Dentro de uma sociedade racista, a preocupação com a formação das crianças se faz presente tendo em consideração que elas refletem o que, e quem, está à sua volta. Na medida em que a inclusão e o respeito à diversidade são colocados em prática no ambiente escolar, crianças negras podem finalmente sentirem-se abraçadas, iniciando na escola com o olhar para o mundo. Dessa forma, esta pesquisa apresenta uma análise da percepção de professoras em relação a uma educação antirracista na educação infantil. Encontrando-se dentro da perspectiva qualitativa, este estudo de caso, traz para reflexão, a partir de uma base teórica com referências de Kabengele Munanga, Djamila Ribeiro e Eliane Cavalleiro e das entrevistas, a importância do conhecimento e do trabalho de uma educação para as relações étnico-raciais dentro do ensino infantil. A partir dos relatos, pôde-se concluir que existe a preocupação com a educação antirracista, porém ainda existe um longo caminho até chegarmos a práticas adequadas tanto dentro da sala de aula quanto na escola como um todo.60 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação infantilAntirracismoRelações raciaisEducação infantil antirracista: análise da perspectiva docentebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hx71