Araújo, Ana Cristina deAndrade, Shirlei Laete de2025-11-242024-12-23ANDRADE, Shirlei Laete de. Formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental: o papel da inferência textual na produção de sentidos. 2025. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8002No cotidiano da prática docente e das participações em formação continuada para professores alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, deparamo-nos constantemente com desafios à formação de leitores. Um destes desafios é o trabalho com a inferência textual, e é sobre essa temática que versa o presente trabalho. Buscou-se, como objetivo geral, analisar de que forma a inferência textual contribui com o processo de leitura e compreensão textual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dialogamos teoricamente, dentre outros, com Koch e Elias (2018), Koch e Travaglia (2015), Geraldi (1985), Antunes (2003), Leila Nascimento Silva (2024). Quanto à metodologia, recorremos à pesquisa documental e bibliográfica (Gil, 2002), sendo nosso material de análise constituído, principalmente, por livros, artigos e documentos que versam sobre leitura e compreensão de textos; inferência textual; ensino de leitura e compreensão de textos. Os resultados indicam que o trabalho com as inferências em sala de aula contribui significativamente com uma formação proficiente dos estudantes no aspecto da leitura e compreensão de textos.28 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/LeituraCompreensão na leituraEnsino fundamentalFormação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental: o papel da inferência textual na produção de sentidosbachelorThesisAttribution-NoDerivatives 4.0 International