Lindoso, Rosângela Cely BrancoOliveira, Rebecca Karon Gonçalves de2023-08-152023-08-152022-10-04OLIVEIRA, Rebecca Karon Gonçalves de. As práticas corporais de aventura nas aulas de educação física: possibilidades no trato com o conhecimento. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4858Esse estudo busca equacionar o problema sobre as possibilidades educativas, acerca das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física. A partir de uma revisão bibliográfica, investigação de documentos reguladores da educação e apresentação de dois relatos de experiências vivenciados durante a graduação do curso de Licenciatura em Educação Física, os resultados apontam que essas práticas estão em crescimento e já fazem parte da proposta pedagógica nacional, proporcionando um campo rico e com potencial criativo para ser trabalhado de diversas formas no chão da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, uma pesquisa exploratória que objetivou identificar e sugerir possibilidades do trato com o conhecimento acerca das práticas de aventura nas aulas de Educação Física Escolar. Certamente, a reflexão e o debate sobre a referida temática configuram-se procedimentos fundamentais para que as possibilidades possam ser concretizadas. Concluímos que existem muitas práticas que podem ser trabalhadas no contexto escolar, com baixos custos, riscos, em diferentes ambientes e oferecendo uma excelente oportunidade de serem trabalhados de forma interdisciplinar, enriquecendo ainda mais as experiências dos estudantes.66 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação física escolarCultura corporal de movimentoPráticas corporais de aventuraAs práticas corporais de aventura nas aulas de educação física: possibilidades no trato com o conhecimentobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hx19