Gouveia, Roberta Macêdo MarquesAlves, Allan do Amaral2024-01-222024-01-222020-11-05ALVES, Allan do Amaral. Implementação WebGIS para análise de mercado e processo de compra e venda. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5459Com a crescente utilização de plataformas para comércio eletrônico no país e as diversas crises econômicas afetando o número de vendas dos estabelecimentos desde 2014, pequenas e grandes companhias do varejo se vêem com a necessidade de realizar uma análise cada vez mais cuidadosa do ambiente em que estão inseridas, a fim de identificar os potenciais compradores de seus produtos em perfil, localização geográfica e outros atributos para otimizar o direcionamento dos seus serviços, prevendo as possíveis alterações de demanda e obtendo um menor risco perante os investimentos realizados. Com o acompanhamento de softwares mais avançados e a tecnologia atual, sistemas de informação geográfica se tornaram aliados para o estudo de grandes bases de dados, gerando resultados que auxiliam a tomada de decisão destas empresas. Este trabalho tem por objetivo implementar uma aplicação WEBGIS para análise de dados e resgate de significativas informações geográficas, utilizando algoritmo clustering para calcular e simular cenários de melhoria, identificar regiões com mais compradores e indicar as melhores localizações para venda de produtos classificados em diversos setores da região metropolitana do Recife através de dados existentes em notas fiscais eletrônicas.66 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-brSistemas de informação geográficaNotas fiscaisBanco de dadosMercado financeiroAlgoritmos computacionaisImplementação WebGIS para análise de mercado e processo de compra e vendabachelorThesisAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacionalhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000hwgs