Coimbra, Maria Raquel MouraOliveira, Thomas Henrique Lima de2023-04-262023-04-262021-03-01OLIVEIRA, Thomas Henrique Lima de. Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Introdução à Engenharia de Pesca. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4444O Curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca da Universidade Rural de Pernambuco - UFRPE foi o pioneiro na América latina. Essa história começou com sonho de um reitor, o professor Adierson Erasmo de Azevedo, que registrou: “Em 1969, conquistei a Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. No meu discurso de posse, introduzi o dogma da interiorização com a frase: a caminhada seguindo o Sol. Escrevi currículos para 11 novos cursos na UFRPE, com muita luta em seu mandato só consegui a criação de cinco, sendo um deles o curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca.” Em 1970, o curso foi aprovando, em uma reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFRPE por meio da Resolução Nº 12-A/70. A primeira turma iniciou as aulas em 1971 e no ano de 1974 seus integrantes colaram grau e receberam o título de Engenheiro de Pesca. No ano de 1983 a Engenharia de Pesca começou a participar do sistema CONFEA/CREAS. As conquistas iam se somando e, em 2004, o curso recebeu conceito máximo de cinco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), instituído pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nestes 50 anos, o curso serviu de modelo para outras instituições sendo de grande valia para a formação do profissional. A disciplina de Introdução à Engenharia de Pesca, com uma carga horária de 45 horas é de extrema importância na formação do futuro profissional, sendo ministrada logo no 1° período da graduação, levando ao aluno uma visão geral e panorâmica do curso. O programa de monitoria que segue a Resolução Nº 262/2001 PREG, regulamenta todas as normas a serem observadas pelos docentes e discentes, desde o papel do orientador e as obrigações do monitor (a). Um dos objetivos da monitoria acadêmica é despertar o gosto pela carreira de docente, tendo como principal metodologia de ensino a interação dos estudantes em sala de aula com aulas expositivas abertas, dinâmica de grupo e atividades extraclasse, motivando a interação de todos os estudantes da disciplina Introdução à Engenharia de Pesca. Os resultados da monitoria foram expressos em questionários de avaliação alunos/monitor ao término de cada vivência com respostas positivas ao trabalho desempenhado pelo monitor.45 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BREnsino superiorEngenharia de pescaMonitoriaEquiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Introdução à Engenharia de PescabachelorThesisAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hw56