Cavalcanti, Jacqueline Santos SilvaSantos, Naylis Carla Nogueira dosSales, Júlia Victória Batista de2023-02-092023-02-092021SANTOS, Naylis Carla Nogueira dos; SALES, Júlia Victória Batista de. Docência e ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3917É preciso reconhecer a importância dos desafios encontrados por docentes na luta para uma educação mais significativa durante a situação pandêmica, que tem como urgência repensar as medidas conceptivas, mas extensas na prática pedagógica, neste sentido esta pesquisa está voltada a acompanhar e compreender as práticas em ambientes virtuais, que precisaram ser adaptadas a partir das necessidades dos métodos de ensino no contexto da pandemia COVID-19. Tendo como objetivo avaliar a percepção dos professores do ensino médio quanto às adaptações ao ensino remoto emergencial através de seus relatos de experiências, com suas práticas e métodos utilizados em modalidade remota no momento de isolamento social (compreendendo o último semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021). A pesquisa foi realizada no Estado de Pernambuco, do ponto de vista da problematização da pesquisa em tela, priorizando adotar a abordagem qualitativa. Os docentes das escolas públicas estaduais e também da rede privada que ministram aulas no Nível Médio foram os elementos componentes dessa pesquisa educacional. Para tal, como modalidade utilizou-se pesquisa bibliográfica que explora e analisa a qualidade da educação. A medida da situação enfrentada encontra-se em uma linha entre preservação da vida, necessidades sociais e a valorização de profissionais na atualidade, visando o desenvolvimento de soluções tendo em consideração todas as dificuldades encontradas e olhando para realidade educacional na busca do entender os valores, limites e fragilidades para compreensão de novos tempos que todo o mundo e cenário educacional vêm enfrentando.19 f.poropenAccessAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.ptopenAccessopenAccessPrática de ensinoTecnologia educacionalDistanciamento social (Saúde pública) e educaçãoEnsino à distânciaDocência e ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemiabachelorThesis