Calabria, Ericka Maria de Melo RochaLima, Izabelh Silvina de Paula2024-01-182024-01-182023-09-20LIMA, Izabelh Silvina de Paula. Características conceituais de cafeterias especializadas e comportamento do consumidor: análise de um estabelecimento no Recife. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5430O Brasil é o maior produtor e exportador de café mundial e o segundo maior consumidor da bebida. Ao longo dos anos, a forma de consumo foi mudando e o paladar brasileiro tornou-se mais exigente, migrando para o consumo dos cafés gourmets e especiais. Considerando as mudanças no mercado do café, o aumento de estabelecimentos voltados para este nicho de negócio e suas características, é importante analisar como a atmosfera, o tipo de serviço e produtos oferecidos pelo estabelecimento influenciam e estão relacionados ao comportamento e perfil do consumidor de cafés especiais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a atmosfera e o comportamento do público em uma cafeteria de cafés especiais, compreender a relação da proposta de negócio e a atmosfera, observar as características do público e avaliar o comportamento do consumidor diante dos serviços e produtos ofertados. Foi realizado um levantamento bibliográfico, escolhida uma cafeteria especializada da Zona Norte do Recife, a partir do método observacional foi feito um levantamento qualitativo dos atributos do ambiente e qualiquantitativo do perfil e comportamento dos comensais durante seis visitas, após a coleta dos dados, estes foram analisados e relacionados com o referencial bibliográfico. Diante dos resultados, conclui-se que a cafeteria estudada atende aos requisitos de uma cafeteria especializada, traz o conceito de terceiro lugar para seus clientes e apesar de não atender a atributos considerados essenciais para os frequentadores de cafeterias de estudos anteriores, possui nota alta de avaliação no Google, o que denota o alinhamento da proposta de negócio.40 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRCafeteriasComportamento do consumidorProgramas de estágioCaracterísticas conceituais de cafeterias especializadas e comportamento do consumidor: análise de um estabelecimento no RecifebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)