Rodrigues, Rodrigo LinsLeite, Matheus dos Santos2025-07-222025-07-01LEITE, Matheus dos Santos. Fatores institucionais e socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes de Licenciatura em Computação nas questões objetivas de conhecimento específico do ENADE. 2025. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7415Os cursos de Licenciatura em Computação desempenham um papel crucial na formação de professores que integrem práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Esta pesquisa explorou elementos institucionais, regionais e socioeducacionais que afetam o desempenho dos alunos no ENADE. Observa-se diferenças regionais significativas que evidenciam disparidades no acesso e na qualidade do ensino superior. A inclusão através de ações afirmativas também mostrou estar relacionada a um melhor desempenho acadêmico, confirmando a eficácia dessas iniciativas. Esses resultados destacam a necessidade de políticas públicas direcionadas à redução das desigualdades regionais e institucionais na formação de professores em Computação no Brasil.10 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ComputaçãoLicenciaturaEstudantes universitáriosDesempenho acadêmicoDisparidades regionaisIgualdade na educaçãoProgramas de ação afirmativa na educaçãoFatores institucionais e socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes de Licenciatura em Computação nas questões objetivas de conhecimento específico do ENADEInstitutional and socio-educational factors associated with the performance of undergraduate students in Computing in specific objective knowledge questions of ENADEbachelorThesisAttribution 4.0 International