Luna, Ewerton Ávila dos AnjosSilva, Ermirio Simões Batista da2023-09-112023-09-112022-10-11SILVA, Ermirio Simões Batista da. As práticas de uma avaliação dissimulada distantes do processo de ensino-aprendizagem democrático. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4993Este artigo propõe a análise de questões do caderno de provas da segunda fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), através das teorias de Ensino de Língua Portuguesa, com foco nos processos de avaliação sob a luz do eixo da leitura. Abordaremos as transformações dos paradigmas envolvidos na avaliação, os aspectos de uma prática pedagógica que promovem hierarquias escolares, as perspectivas da medição do conhecimento no contexto avaliativo, as características de uma questão objetiva e as relações do vestibular com as concepções de língua, a fim de fundamentar o modo pelo qual as questões minimizam a capacidade interacional, leitora e produtora de sentidos e saberes no contexto da avaliação. Por fim, apontaremos constatações as quais revelam a manutenção de uma prática que não democratiza o estudante avaliado, colocando-o no lugar de reprodutor do saber em pleno século XXI.30 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRLíngua portuguesaEnsinoAvaliaçãoAs práticas de uma avaliação dissimulada distantes do processo de ensino-aprendizagem democráticobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hrxh