Ferraz, Bruna TarcíliaBarbosa, Priscila Dutra Araújo2023-11-072023-11-072022-09-29BARBOSA, Priscila Dutra Araújo. Qualidade da educação, Educação Infantil e práticas pedagógicas de qualidade na Educação Infantil: um estudo de caso numa escola pública municipal da cidade de Recife. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5188Esta pesquisa é resultado de um processo de estudo de investigação realizado numa escola pública municipal de Recife - PE. Seu objetivo foi analisar as concepções das docentes de educação infantil e gestão escolar, sobre práticas pedagógicas como uma das dimensões de qualidade da educação, identificando como as professoras da educação infantil e gestão escolar entendem sobre a qualidade da educação e as práticas pedagógicas como dimensão para a qualidade. Para explicar o conceito de qualidade e qualidade da educação nos apoiamos nos estudos de Cury (2014), Azevedo (2011) e Corrêa (2001). Para explicar a educação infantil e a qualidade da educação infantil nos apoiamos nos estudos de Oliveira (2008), Oliveira (2011), Kishimoto (1994) e Brasil (2009). Para explicar o conceito de práticas pedagógicas na educação infantil nos apoiamos nos estudos de Barbosa (2010), Lopes (2006), Brasil (1998) e Franco (2016).Com base nos pressupostos do estudo de caso de cunho descritivo e interpretativo, o estudo foi realizado por meio de questionário aos entrevistados. Buscou-se apreender a importância que as docentes e gestor escolar atribuem à qualidade da educação e às práticas pedagógicas como dimensão para a qualidade. Para análise dos dados, optou-se pela metodologia da análise de conteúdo, que permitiu identificar as concepções dos entrevistados. Utilizamos como instrumento o método de coleta de dados o questionário, um instrumento que foi possível diante do contexto da pandemia da covid-19 que se estende desde 2020 até então. Após a coleta de dados realizamos a organização e categorização dos mesmos para chegarmos às interpretações e inferências que culminaram nos resultados apresentados. Os dados obtidos mostram que as concepções no qual apontam as docentes e gestor escolar, são atribuídas à qualidade da educação infantil através de outros fatores que levam a uma prática pedagógica de qualidade, mas não consideram a prática pedagógica como uma dimensão maior. No entanto, as docentes e a gestão escolar menciona elementos que, para se chegar a uma prática pedagógica de qualidade é fundamental um espaço escolar estruturado, uma boa formação dos profissionais que atuam nessa etapa da educação básica, formação continuada, tempo para planejamento, recursos pedagógicos, uma boa relação entre escola e família, investimento institucional do poder público e etc.59 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação infantilQualidade da educaçãoPrática pedagógicaQualidade da educação, Educação Infantil e práticas pedagógicas de qualidade na Educação Infantil: um estudo de caso numa escola pública municipal da cidade de RecifebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hrjp