Alves, Bruno FernandesSilva, Jennifer Lima da2023-11-072023-11-072022-10-05SILVA, Jennifer Lima da. Arte-educação: um estudo sobre a contribuição da arte no desenvolvimento socioemocional da criança em uma escola municipal da cidade do Recife. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5180Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que visou abordar a contribuição das artes visuais no trabalho de competências socioemocionais na educação infantil, em uma instituição municipal de Recife - PE. O problema de pesquisa teve como objetivo compreender como a arte pode ser um recurso no desenvolvimento socioemocional dentro do ambiente escolar. Como objetivo geral tem-se investigar o uso das artes visuais como recurso para a formação da inteligência emocional em uma turma da Educação Infantil em uma escola da rede municipal do Recife, PE. Os objetivos específicos são: Identificar as propostas socioemocionais desenvolvidas na escola; Analisar a prática docente no ensino da arte e auxiliar as crianças a identificar e transmitir suas emoções através da proposta desenvolvida na pesquisa-ação. Como suporte teórico, destaca-se teóricos como BARBOSA (2014) e GOLEMAN (2012). Na metodologia, foi realizada uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, usando como instrumentos a observação e a entrevista com os sujeitos da pesquisa. A análise dos dados baseou-se nas técnicas da análise textual discursiva (MORAES, 2003). Os dados obtidos mostraram que há uma lacuna no que tange à educação socioemocional na instituição, ocasionada pela ausência de propostas pedagógicas e de profissionais especializados na área. Percebe-se também, no ensino da arte, uma desvalorização da área em detrimento de outras, onde sua abordagem é marcada pela utilização de métodos tradicionais. A intervenção teve foco nas produções artísticas das crianças, permitindo observar e analisar os desenhos de maneira estética e interpretativa, correspondentes às emoções preferidas.48 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação infantilArte na educaçãoEducação afetivaArte-educação: um estudo sobre a contribuição da arte no desenvolvimento socioemocional da criança em uma escola municipal da cidade do RecifebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hr47