Cabral, Ana Catarina dos Santos PereiraBrito, Bruna Loreny Costa de2025-08-262025-07-11BRITO, Bruna Loreny Costa de. Reflexões acerca do ensino da leitura e da escrita no grupo IV da educação infantil. 2025. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7581Esta pesquisa teve como propósito compreender a prática pedagógica de uma professora do Grupo IV da Educação Infantil em uma creche escola localizada no município do Recife-PE, em relação ao ensino da leitura e da escrita. Para isso, nos ancoramos nos estudos de Brandão e Leal (2011), Ferreiro (2001), dentre outros, bem como nas diretrizes norteadoras da prática docente na Educação Infantil. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, inspirada na metodologia de estudo de caso, e como forma de adquirir dados para investigação, observamos a prática docente durante dez dias e realizamos uma entrevista semiestruturada. Por meio da análise dos dados obtidos constatamos uma consonância entre a teoria abordada e o trabalho docente analisado. A professora desenvolveu práticas centradas em experiências potencialmente lúdicas, na interação criança-criança, criança-adulto, criança-ambiente e na construção de propostas didáticas que favoreceram a aprendizagem da leitura e da escrita de forma significativa às crianças de quatro anos da Educação Infantil.89 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Educação infantilLeituraEscritaPrática pedagógicaReflexões acerca do ensino da leitura e da escrita no grupo IV da educação infantilbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International