Corrêa, Lucas MarianiSouza, Leonardo Queiroz de2025-09-042024-08-08SOUZA, Leonardo Queiroz de. Impulsionamento das linhas férreas em Pernambuco entre as décadas de 1950 a 1990. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pesqueira, PE, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7658As estradas de ferro fazem parte de uma estrutura, todo um conjunto de edificações que vai compor o complexo ferroviário, como: estação, armazém, depósitos e oficinas de locomotivas, casa do mestre, além de túneis, viadutos, pontes e outros. O presente trabalho é tem como objetivo através da pesquisa bibliográfica apresentar uma análise dos acontecimentos ocorridos com as ferrovias a nível de Brasil e principalmente a nível de Pernambuco, desde sua implantação até o declínio. A Great Western of Brazil Railway foi uma companhia inglesa, ou seja, de capital estrangeiro que realizou vários investimentos no transporte ferroviário do país para o impulsionamento econômico. Em Pernambuco, tendo funcionado como o principal meio de comunicação física para diversos lugares, tanto para os núcleos urbanos mais distantes quanto aos mais próximos dos centros irradiadores como Recife, impulsionando nos contextos econômico, social e cultural. A RFFSA foi criada em 16 de março de 1957 através da lei 3.115, onde teve a finalidade em dar comando nacional ao transporte ferroviário e consequentemente a estatização do setor ferroviário brasileiro. Todas as ferrovias estavam falidas e possuíam diversos problemas operacionais com grandes dívidas trabalhistas com seus institutos de previdência. A criação da Rede Ferroviária Federal foi a solução que restou para os problemas das ferrovias no Brasil. Muitos autores afirmam que as linhas férreas foram desativadas devido a tornar o país dependente de um modal rodoviário, dependente do petróleo, principalmente na época da ditadura militar, onde a abertura de novas fronteiras, principalmente as fronteiras agrícolas do agronegócio estavam a se expandir em diversas regiões do país. Já a partir de 1990 houve uma restruturação do modelo ferroviário, onde a partir da concessão das linhas férreas para a iniciativa privada houve um estímulo aos investimentos adequados com a “ferrovia mínima”, onde também o trem já tinha outras finalidades como o transporte de cargas como minério e combustíveis, entre outros.24 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Ferrovias - Pernambuco - HistóriaImpulsionamento das linhas férreas em Pernambuco entre as décadas de 1950 a 1990bachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International