Oliveira, Robson Santos deCordeiro, Thais do Nascimento2019-05-132019-05-132019-02-05CORDEIRO, Thais do Nascimento. Atividades lúdicas na educação infantil: diálogos entre organização curricular e o cotidiano. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/989Este trabalho teve como objetivo geral relatar experiências satisfatórias com atividades lúdicas desenvolvidas em uma turma de Educação Infantil, em uma creche no município de Garanhuns-PE. Procurou-se demonstrar a importância de atividades lúdicas na Educação Infantil no desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Foi realizada a análise de algumas atividades lúdicas que foram desenvolvidas pela docente com as crianças, análise de como acontece à avaliação na Educação Infantil nesta turma, e também foi analisado o espaço físico da creche onde foi desenvolvida a pesquisa. Para isso nos embasamos em estudiosos da área de educação infantil e ludicidade como: Froerbeel, Piaget, Arce, e documentos oficiais LDB/96, BNCC, Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998), Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, entre outros. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo etnográfica, pois compreender os fenômenos em seu cotidiano, para essa pesquisa utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação, registro fotográfico e o questionário. Ficou evidente que as atividades lúdicas desenvolvidas na turma tem uma contribuição significativa para o aprendizado das crianças, contribuindo assim como uma das estratégias de ensino utilizada pela docente no processo de ensino-aprendizagem.62 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USEducação de criançasAprendizagem cognitivaPrática de ensinoAtividades lúdicas na educação infantil: diálogos entre organização curricular e o cotidianobachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000hpxb