Aguiar, Maria Virgínia de AlmeidaMeneses, Soraya Cindcy Araújo2024-04-302024-04-302024-03-08MENESES, Soraya Cindcy Araújo. Escrevivência camponesa: arteando práticas educativas em agroecologia com a juventude do semiárido. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agroecologia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5702Este trabalho tem por objetivo partilhar as minhas experiências enquanto camponesa "escrevivente", que assumiu como compromisso acadêmico romper com a invisibilidade epistêmica das juventudes do campo. Para a reconstrução da minha trajetória acadêmica, recolhi todos os materiais onde registrei as atividades relacionadas a minha formação: cadernos de campo, relatórios, roteiros de culminâncias; fotos; vídeos e áudios e adotei como referencial a noção e concepção de tempo espiralar. A sistematização da minha vivência no Bacharelado em Agroecologia permitiu a reconstrução do processo vivido e o aprofundamento nas reflexões feitas a partir da minha prática. Ao longo do texto, que também é corpo, aprofundo as reflexões sobre a condição juvenil no campo e o seu lugar nas pesquisas acadêmicas. Partilho as experiências de educação formal e não-formal com a juventude camponesa e por fim, enfatizo o que mais atravessou e constituiu a minha identidade enquanto Bacharela - Educadora em Agroecologia.57 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brJuventude ruralConhecimento e aprendizagemEcologia agrícolaAgroecologiaPercepção temporalEscritaEscrevivência camponesa: arteando práticas educativas em agroecologia com a juventude do semiáridobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hnrn