Batista, Gessivânia de MouraSilva, Alyne Fernandes Paixão da2024-11-012024-11-012024-10-01SILVA, Alyne Fernandes Paixão da. Contribuições da educação física escolar para o desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6410A psicomotricidade dedica-se ao estudo das interações entre os aspectos motores, cognitivos e afetivos do ser humano. Seu principal foco está na interdependência entre a motricidade e os processos psíquicos. Sabendo-se que a psicomotricidade auxilia no desenvolvimento integral do indivíduo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições da Educação Física Escolar para o desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura nos Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Os resultados obtidos indicam que as aulas de Educação Física oportunizam situações que estimulam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, tais como: equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, musicalidade/ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora ampla. É possível concluir que as habilidades psicomotoras são componentes essenciais do desenvolvimento global do indivíduo e as aulas de Educação Física muito podem contribuir no desenvolvimento dessas competências.35 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BREducação física escolarPsicomotricidadeCapacidade motora em criançasEnsino fundamentalContribuições da educação física escolar para o desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamentalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000n71s