Lindoso, Rosângela Cely BrancoSilva, Sérgio José Ribeiro da2024-01-252024-01-252023-09-13SILVA, Sérgio José Ribeiro da. O uso das artes marciais como ferramenta terapêutica através da psicomotricidade para crianças autistas. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5489O atual estudo tem como objetivo a observação, através de pesquisas bibliográficas como metodologia, em análise de artigos embasados em ciência, de como as artes marciais podem ser utilizadas como ferramenta terapêutica para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, através da ótica da psicomotricidade, suas habilidades psicomotoras, cognitivas e condicionantes. As artes marciais geralmente sofrem preconceito em ambientes escolares e em ambientes onde o público alvo são as crianças, assim como também as crianças autistas geralmente sofrem preconceito através de tratamentos capacitistas. As artes marciais têm se tornado uma forte ferramenta terapêutica para contribuição do tratamento terapêutico das crianças autistas, que contam com suporte de acordo com suas particularidades no desenvolvimento neurológico, tendo vindo à tona os benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças autistas, tendo em vista que a psicomotricidade trabalha simultaneamente os âmbitos psicomotor, afetivo e social, e consequentemente, a possibilidade das artes marciais serem utilizadas para tais fins, já que também trabalham tais âmbitos.40 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRArtes marciaisCrianças autistasCrianças - DesenvolvimentoPsicomotricidadePesquisa bibliográficaO uso das artes marciais como ferramenta terapêutica através da psicomotricidade para crianças autistasbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hkfw