Silva, Fabiana Cristina daCarvalho, Maria Jaqueline Paes deLima, Maria Gabriella da Silva2025-09-042025-07-21LIMA, Maria Gabriella da Silva. A atuação pedagógica no Tribunal de Justiça: desafios e possibilidades em um espaço não formal de educação. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7673Este trabalho teve como objetivo explorar a atuação do pedagogo em ambientes não formais de educação, mais especificamente no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), com ênfase nas contribuições deste pedagogo para o progresso social e educativo. A pesquisa enfoca a expansão do campo de atuação desse profissional, que, além das instituições escolares, têm ganhado importância em locais como ONGs, hospitais, empresas, museus, centros comunitários, entre outros. Essa abordagem é fundamentada por autores como Libâneo (2005), que discute a amplitude da pedagogia para além dos muros escolares, e Maria da Glória Gohn (2006, 2020), que aprofunda o conceito de educação não formal e sua relevância para a cidadania. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo incluiu entrevista com pedagogo que atua no cenário judiciário, com a intenção de entender suas práticas, desafios e impactos. Os resultados indicam que o pedagogo desempenha um papel essencial na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada, voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para o fortalecimento de laços comunitários, especialmente para os indivíduos envolvidos nos processos judiciais, como pretendentes à adoção, famílias em situação de vulnerabilidade e participantes de programas de justiça restaurativa. Conclui-se que a atuação do pedagogo em ambientes não formais potencializa processos educativos variados, promovendo inclusão e cidadania.48 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/Pedagogia jurídicaEducação não-formalPedagogosPrática pedagógicaSistema de justiçaTribunal de Justiça de PernambucoA atuação pedagógica no Tribunal de Justiça: desafios e possibilidades em um espaço não formal de educaçãobachelorThesisAttribution-NoDerivatives 4.0 International